AVALIAÇÕES ESTRATÉGICAS - JOGOS DE GUERRA

Descritivo

"Jogos de Guerra" (Business War Games) é uma metodologia singular aplicada na Avaliação de Estratégias tanto da empresa quanto de seus concorrentes. O método adota o conceito em que para cada estratégia (ou tática) é possível um resultado favorável ou desfavorável. Assim as estratégias são avaliadas como “ganhadoras” ou “perdedoras” nos objetivos de market share, geração de caixa, lucro, imagem, penetração de mercado, otimização dos custos e/ou outros previamente estabelecidos. Podem ser avaliadas centenas de variáveis que sofrem impacto das estratégias.

Benefícios

A aplicação da metodologia “Business War Games” permite calibrar e escolher a melhor estratégia com retorno mais otimizado para os esforços efetuados. Estratégias concorrentes são simuladas e avaliadas no contexto do lucro ou prejuízo que podem causar ao mercado ou à marca da empresa.

O estrategista poderá formular e corrigir suas estratégias por indefinidas vezes, sem incorrer em riscos para os recursos da empresa. O método “what if” é utilizado até lograr-se uma estratégia que atinja os objetivos com otimização dos recursos.

Processo

Ostensiva avaliação e parametrização das variáveis interferentes no mercado (preço; relação custo X benefício; elasticidade da demanda; força de marca; distribuição; qualidade; promoção; força de vendas; investimentos em mídia; etc) indicarão e dimensionarão o sucesso ou fracasso das estratégias, através de um banco de “inteligência” e relação causa e efeito.

Dependendo das necessidades dos Clientes poderão ser aplicados o método “quantitativo”, com apoio de software para tratamento das variáveis ou o método “mental”, com aplicação de técnicas de “jogo de papéis”.

avaliacoes-estrategicas

Singularidade e Diferenciação

As metodologias para as avaliações e estratégias através de Jogo de Guerra (War Game) adotadas pelo IAM&M foram desenvolvidas em função da contínua evolução das variáveis competitivas.

O Cliente do IAM&M receberá a mais moderna ferramenta para avaliar suas estratégias, antes de levá-las ao mercado, garantindo-lhe possibilidade de infinitas simulações, na busca dos resultados objetivados.